Você não está logado | Entrar | Cadastrar
12/05/2018

PPS DEBATE IGUALDADE RACIAL E DIVERSIDADE RELIGIOSA EM EVENTO NA CÂMARA MUNICIPAL DE RESENDE







Foto:
PPS DEBATE IGUALDADE RACIAL E DIVERSIDADE RELIGIOSA EM EVENTO NA CÂMARA MUNICIPAL DE RESENDE



Por: Imprensa PPS-RJ

O PPS lotou o plenário da Câmara na noite de sexta-feira, dia 11. Com o intuito de reflexão aos 130 anos da Abolição da Escravatura, devido a Lei Áurea ter sido assinada em 13 de maio de 1888, o partido atraiu não somente militantes partidários, mas principalmente estudantes, ativistas na defesa da igualdade racial e direitos humanos, representantes de outros partidos e diversas autoridades.


Abrindo o evento estiveram na Mesa: o presidente do partido, Jayme Muniz; o presidente da Câmara, Roque Cerqueira; o ex-prefeito Augusto Leivas; os vereadores Tisga e Renan Marassi; o ex-deputado e prefeito, Noel de Carvalho; os palestrantes Brunior Poeta, o professor Júlio Fidelis, entre outras autoridades como o convidado especial, o Babalaô Professor Ivanir dos Santos, recém-chegado no partido e já movimentando sua pré-candidatura ao Senado pelo Rio de Raneiro.


Antes de dar início às palestras, Jayme Muniz falou da importância do evento e de ter no PPS, uma pessoa como Professor Ivanir dos Santos e que o PPS não apenas aparece para a sociedade no período eleitoral, mas que está sempre trazendo temas importantes para serem apresentados e debatidos pela sociedade.


Posteriormente, sendo o único vereador negro nessa gestão da Câmara Municipal, Tisga lembrou dos motivos do atraso do negro frente aos brancos na sociedade civil. “- Na época da escravidão, enquanto os brancos já estudavam, os negros eram escravizados. Portanto, já iniciamos atrasados. E hoje não é um dia somente para refletir, mas para frisarmos que esse episódio não pode acontecer nunca mais”, frisou Tisga.


Após os discursos, o professor Júlio Fidelis ministrou uma palestra voltada para a história da escravidão, desde a rota dos navios negreiros, a cultura e rotina dos mesmos, até a imagem da Lei Áurea original, que decretava o fim da escravidão. Já Brunior Poeta, apresentou uma comparação com estatísticas da educação por sexo, raça e nível de ensino, mostrando ainda que, a maioria dos brasileiros em ascensão no ensino superior e na faixa de renda salarial, em maior percentual está a população branca. Paralelamente a estes dados, Brunior mostrou também as estatísticas da violência no Brasil, onde segundo ele, 71% dos assassinados em nosso país são negros.


Para encerrar o evento, o doutor e professor Babalaô Ivanir dos Santos, relatou sua história de vida, contando que nasceu em favela, é filho de uma moça de programa que morreu posteriormente, que viveu maior parte de sua vida na instituição FENABEM no Rio de Janeiro, mas superou as dificuldades e não quer ser o único. “- Em breve, defenderei minha tese no doutorado; fiz pós-graduação e doutorado sem bolsa. Eu não posso ser uma exceção no Brasil de superação, eu tenho que ser uma regra, todos tem os direitos iguais”, comentou Ivanir, que justificou sua pré-candidatura: “- Temos que aumentar a participação da população negra na política, já temos o legado de escravidão, temos que deixar agora o legado de possibilidades. Não quero ser um projeto eleitoral, me coloquei por um projeto de defender os direitos humanos e estou muito feliz no PPS”.


Também ressaltou que esta visita a Resende é sua primeira tarefa partidária pelo PPS e que tem ficado muito satisfeito com a recepção da estadual e por onde tem passado. “- Muitos partidos me procuraram, mas vejo que aqui, iremos para o Senado Federal e é somente lutarmos pra isso”, finalizou o professor.


Segundo Sheila Freire, da Coordenadoria da Mulher, que organizou o evento junto à equipe formada por Élida Barros, Vera Valente, Ana Paula e Yltha Fernanda, haverá outros eventos para discutir ainda mais a “Igualdade Racial”, e que o partido irá proporcionar e divulgar essa agenda em breve.





Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 432 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Deixe seu comentário
Bloqueado
É preciso estar logado para deixar um comentário.
Clique aqui, cadastre-se e participe!!


Este conteúdo tem 0 comentário(s)





Enquete
Em quem você votaria para presidente do Brasil em 2018?


Outros
Michel Temer
Marina Silva
Geraldo Alckmin
Lula
João Doria
Cristovam Buarque
Ciro Gomes
Bolsonaro
Aécio Neves
Opa, selecione uma opção.










Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação | Hospedagem e Manutenção:Núcleo de Tecnologia do PPS
© Partido Popular Socialista - PPS (2008)