Você não está logado | Entrar | Cadastrar

Informativo

Cadastre seu email e receba as notícias do PPS





Seja um Filiado
22/07/2009

Congresso da JPS lança chapa Serra-Itamar




Por: Assessoria JPS/Da Redação

O VII Congresso Nacional da JPS (Juventude Popular Socialista) realizado no último final de semana, em Brasilia, fez o indicativo da candidatura do governador de São Paulo, José Serra, para presidente e Itamar Franco para vice pelo BDR (Bloco Democrático Reformista), que além do PPS é composto ainda pelo PSDB e DEM.

Para a JPS, a chapa Serra-Itamar é que tem melhores condições de enfrentar a candidatura oficial de Dilma, já  posta nas ruas pelo próprio presidente Lula a contragosto dos petistas. O indicativo será levado à apreciação do XVI Congresso Nacional do PPS que acontece nos dias 7, 8 e 9 de agosto, no Guanabara Hotel, no Rio de Janeiro.

A JPS deixa claro que irá respeitará a decisão democrática de todos partidos, que compõe e que virão a compor o BDR, sobre os nomes para composição da chapa que irá disputar à Presidência da República em 2010.

Temas congressuais
Durante o congresso da JPS foram debatidos vários temas referentes à juventude brasileira, ao partido, aos movimentos sociais e de organização interna. Segundo os dirigentes, a entidade avançou na construção de um documento em defesa do meio-ambiente, do aprofundamento da radicalidade democrática da direção nacional do PPS com os estados e municípios e, principalmente, com seus filiados,

O congresso afirmou ainda a proposta de um novo modelo de gestão para juventude, transformando o  atual modelo de presidencialista para coordenação colegiada, que será composta de três coordenadores gerais e quatro membros na executiva, para dividir melhor as responsabilidades. O Diretório Nacional vai ser transformado em Conselho Gestor composto por todos presidentes estaduais da entidade.

Outros pontos aprovados foram a redução de idade de filiação da JPS – inicia aos 14 anos e de permanência que cai de 35 para 29 anos; a inclusão e utilização de ferramentas da rede mundial de computadores e novas formas de comunicação, como a Rede 23 do PPS, e de outras ferramentas da internet para aproximar os filiados da juventude das deliberações do Conselho Gestor e Executiva da JPS.

A questão de gênero foi outra tema de debate da JPS, que coloca em sua Coordenação Geral uma jovem e outra na Comissão Executiva com a denominação de Secretaria de Mulheres. O objetivo é  aproximar ainda mais a juventude do debate de gênero, incluindo no estatuto a parceria da Secretaria de Mulheres com a Coordenação de Mulheres para fortalecer o debate de gênero dentro do partido e junto à sociedade.

E para melhor contribuir com o debate político do PPS, a JPS elaborou uma série de propostas que serão apresentas no XVI Congresso Nacional do PPS.

Veja como ficou a composição da Coordenação Executiva da JPS.


“Nova Direção da JPS eleita no VII Congresso Nacional da JPS – 17 18 e 19 de Julho de 2009.

Coordenação Executiva

Coordenação Política: Tiago Franco Toledo – SP
Coordenação de Movimentos Sociais e Formação Política: Raquel Dias – CE
Coordenação de Organização: Dérick Vasconcelos – MT
Secretaria de Finanças: Sérgio Soares – PR
Secretaria de Comunicação: Thiago Simão – RJ
Secretaria de Mulheres: Branca – AM
Secretaria de Relações Internacionais: Gustavo Andrade – DF

Coordenações Regionais

Norte: Marcelo Faria – AM
Nordeste: Itamar Santana- SE
Centro Oeste: Rafael Borges – DF
Sudeste: Marcel Muscat – SP
Sul: Wagner Elts Seelig – RS

Conselho de Ética

Titulares:
Fábio Mesquita – SP
Cleber Pinto – SE
André – PR

Suplentes:
Wanderson Maximo – RJ
Leostenisson Santos – SE

Conselho Fiscal

Titulares:
Luciano Regis – MT
Gesla Viana – CE
Rafael Dota – DF

Suplentes:
Katlin Calmon – MT
Rafael Arutau – RJ"


Conheça abaixo o conteúdo das propostas debatidas no VII Congresso Nacional da JPS

“Os avanços do VII Congresso Nacional da JPS foram os seguintes:

Organização
A JPS avança ao reduzir a idade de filiação da juventude para 14 anos, atraindo assim adolescentes secundaristas para compor a base de formação de novos quadros para juventude e para o partido, bem como com a redução da idade limite de permanência na JPS de 35 para 29 anos.

Uso da Rede
Incorporação da rede e ferramentas da Internet no estatuto da JPS, como reuniões onlines via MSN, utilização da lista jpsnacional@yahoogrupos.com.br, cadastro na rede 23 do PPS e criação do site nacional da JPS.

Nova direção
Uma nova diretoria com coordenação colegiada, extinguindo o cargos de presidente e Secretario Geral e reduzindo a executiva nacional de 13 membros para 07, e ampliando o Conselho Gestor que a partir de agora será composto por todos presidentes estaduais e os 05 Coordenadores regionais, ampliando ainda mais a participação dos estados.

Avanços políticos
A JPS tendo compreensão da conjuntura política nacional aprova por unanimidade em seu congresso a formação do BDR, proposta do PPS, que a juventude iniciará sua participação mais ativa e constituindo um projeto nacional de PPJ, políticas públicas de juventude nacional e aprofundamento da discussão para lançar preferencialmente como candidatura do BDR (Bloco Democrático Reformista) o nome de José Serra a presidente e Itamar Franco para Vice, deixando claro que respeitará a decisão democrática de todos partidos que compõe e que virão compor o nosso Bloco.

A JPS acompanhará junto com todos setores da sociedade, a CPI da Petrobras, maior empresa pública de nosso país, cobrando que todas irregularidades sejam sanadas e que os culpados sejam punidos exemplarmente, mesmo que seja o Presidente Lula, o qual vergonhosamente defende as oligarquias e a velha política dos atos secretos e o nepotismo praticado pelo Presidente do Senado José Sarney.

JPS/PPS
A JPS vai ao XVI Congresso Nacional do PPS acreditando na renovação dos quadros da atual direção Nacional do partido, bem como acredita ser possível aprimorarmos ainda mais a Radicalidade-democrática de atuação interna, bem como vê na rede a saída para aprofundar a relação do partido com seus filiados, criar espaços maiores para participação dos filiados e suas instâncias e órgãos de cooperação, sempre de forma democrática e de interatividade, nesta linha propomos aprofundamento da Secretaria de Comunicação do partido para que isso ocorra.

A formação política do partido precisa ser aprofundada e a relação da FAP com a JPS precisa ser redesenhada no sentido de não só formamos quadros para disputa eleitoral, mas para o partido, com utilização de cursos à distância através da rede, a regionalização destes cursos e se possível até sua municipalização, para que jovens tenham mais acesso à formação partidária. A JPS aproveita para junto com a Coordenação de mulheres pedir um assento permanente nas reuniões do Secretariado do partido, bem como se possível nas da executiva para nelas colocar o posicionamento da juventude. A JPS também defende que o Congresso do PPS priorize em suas administrações municipais, estaduais e nacionais as Políticas Públicas para Juventude, colocando em seus cursos de formação política a necessidade de se criar espaços para participação dos jovens na formação de política nos seus governos através de Secretarias de Juventude e Conselhos Municipais de Juventude que inclua todos setores da sociedade.

Educação

A JPS defende uma revolução no atual modelo de educação brasileira, através de um novo plano nacional, constituído juridicamente por políticas públicas para que possa ter continuidade e melhor controlado pela sociedade, pois infelizmente nossos governantes em sua maioria não priorizam uma política que inclua o jovem no mundo do conhecimento, da cultura e da história de nossa nação. O atual modelo de ensino brasileiro tem que avançar
para escola integral, investir mais recursos na formação no ensino básico,
no fundamental, investindo na qualificação e no aumento de salários dos professores, e modificar completamente a formação dos estudantes de segundo grau que hoje é voltada para as provas de vestibular e do ENEM.

Mulheres
A JPS aprofunda a discussão de gênero colocando em seus quadros dirigentes uma Secretaria de Mulheres com a proposta de aprofundar o relacionamento desta pasta com a Coordenação de Mulheres do PPS, com o propósito de contribuir na formação de quadros e trazer para juventude esta discussão de extrema importância para nossa sociedade, bem como através de suas coordenações colegiadas, coloca pela primeira vez nos últimos anos uma jovem em sua pasta mais importante a Coordenação de Movimentos Sociais e de Formação política. Esperando com isso contribuir na formação de futuras chapas eleitorais para o PPS."





Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 264 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Deixe seu comentário
Bloqueado
É preciso estar logado para deixar um comentário.
Clique aqui, cadastre-se e participe!!


Este conteúdo tem 11 comentário(s)





Enquete
Em quem você votaria para presidente do Brasil em 2018?


Outros
Michel Temer
Marina Silva
Geraldo Alckmin
Lula
João Doria
Cristovam Buarque
Ciro Gomes
Bolsonaro
Aécio Neves
Opa, selecione uma opção.










Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação | Hospedagem e Manutenção:Núcleo de Tecnologia do PPS
© Partido Popular Socialista - PPS (2008)